O que avaliar de um carro antes de pegar a estrada? De maneira geral, se você faz revisão periódica a cada 10.000 mil quilômetros, de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, os itens a serem checados antes de uma viagem serão menores. Ainda assim, pneus, rodas, freio, sistema elétrico, dentre outros fatores, sempre devem ser reavaliados para evitar acidentes ou prejuízos durante a viagem.


De maneira geral, o mau funcionamentos de algum desses itens e sistemas pode comprometer inteiramente o desempenho do veículo e até a segurança dos passageiros, tornando o carro mais vulnerável a acidentes. Acompanhe o artigo e garanta este checklist para a sua próxima viagem de carro.

Quais itens precisam ser checados na revisão de carro para viagem?

Pneus

Antes de viajar, não esqueça de checar o estado dos pneus e estepe. Esse é um item fundamental da revisão. O objetivo é verificar se os pneus não estão muito gastos, com possíveis cortes ou furos. 


Lembre-se, também, de calibrar os pneus de acordo com a quantidade de libras recomendadas para o seu modelo. 


Caso algum problema seja identificado, a recomendação é trocar os pneus prejudicados imediatamente – nunca viaje com pneus em más condições. Pneus furados, vazios ou desgastados são uma das principais causas de acidentes causados por mau funcionamento do veículo. 

Rodas

Rodas de ferro podem sofrer amassamentos que permitem a saída de ar dos pneus, diminuindo sua pressão. Nesse caso, faça a revisão também das rodas e cheque se existe algum problema. 

Freios

Não é necessário dizer por que é importante fazer a manutenção dos freios antes da viagem, não é? Para que você e seus passageiros façam uma viagem segura, certifique-se de que o sistema de freios está funcionando corretamente – faça a manutenção dos discos, pastilhas e demais componentes relacionados ao sistema de frenagem. 

Alinhamento e balanceamento

Mesmo com as revisões periódicas, qualquer veículo pode sofrer um desalinhamento caso passe bruscamente por um buraco ou quebra-molas, por exemplo. Por isso é fundamental checar o alinhamento e balanceamento do seu carro antes de viajar. 


Normalmente, problemas de alinhamento são mais perceptíveis em velocidades mais altas (instabilidade e tremores no volante, por exemplo), o que representa um risco à sua segurança. 

Equipamentos de segurança

Triângulo, macaco e chave de roda fazem parte dos equipamentos de segurança básicos que devem estar com você durante toda viagem. 


Lembre-se de conferir se os demais equipamentos de segurança também estão funcionando: cintos de segurança, airbags, câmeras para manobra, dentre outros.

Sistema elétrico

O sistema elétrico é responsável por várias funções fundamentais para que seu carro funcione, inclusive para dar a partida no motor, em muitos modelos. Por isso, checar o sistema elétrico antes das suas viagens não é preciosismo. 


Verifique as lanternas, faróis, luzes do painel, setas, pisca alerta… Caso não estejam funcionando, alguns desses itens podem até acarretar em multa, além do risco de acidentes. 

Fluidos 

Sempre confira e troque, se necessário, os fluidos essenciais para o veículo: óleo para o motor e transmissão, água e demais fluidos para freio, embreagem e direção hidráulica.

Filtro

Os filtros, apesar de não serem tão importantes quanto os demais itens, também influenciam diretamente no funcionamento do veículo. Portanto, antes das suas viagens, faça a revisão dos filtros presentes em vários sistemas do carro e troque-os, caso necessário – atenção especial ao filtro que retém as impurezas do motor. 

--------------------------------------------------------------------------


Leia também:

REVISÃO DE CARRO: O QUE AVALIAR E QUANDO DEVE SER FEITA?

A MANUTENÇÃO DA NISSAN É CARA?