A Nissan, líder em inovação no setor automobilístico, continua a surpreender o mundo com sua abordagem inovadora e sustentável. Recentemente, a empresa revelou uma iniciativa empolgante que não apenas prolonga a vida útil das baterias de carros elétricos, como também oferece uma solução portátil de energia. 


Esta inovação utiliza módulos de bateria retirados de carros elétricos Nissan Leaf usados, proporcionando uma nova vida útil a esses componentes que, de outra forma, seriam descartados.

Sustentabilidade no coração da inovação

A Nissan sempre esteve comprometida com a sustentabilidade, e esta iniciativa é mais uma demonstração de seu compromisso em minimizar o desperdício e reduzir o impacto ambiental. 


De acordo com informações divulgadas pela Nissan em 2019, as baterias dos veículos Nissan Leaf podem durar impressionantes 22 anos. O projeto de reaproveitamento dessas baterias é uma extensão natural de seus esforços de sustentabilidade.

O poder portátil da reutilização

O resultado dessa iniciativa é um gerador portátil desenvolvido em colaboração com as empresas JVCKenwood e 4R Energy. O dispositivo compacto, pesando aproximadamente 14 kg, é equipado com dois módulos de bateria retirados de um Nissan Leaf de primeira geração. 


Cada veículo Leaf possui 48 desses módulos, e a capacidade de energia total da fonte portátil varia dependendo do estado das baterias usadas.

Especificações e utilidades

Este inovador gerador portátil da Nissan/Kenwood oferece uma variedade de utilidades. Com duas tomadas convencionais, duas portas USB-A, duas USB-C, uma tomada de 12V e entrada para alimentação por energia solar, ele se torna uma fonte versátil de energia em qualquer lugar. 


A capacidade exata do dispositivo não é oficialmente divulgada, mas é estimada em torno de 128 Ah, considerando as baterias usadas. Isso significa que pode alimentar aparelhos que consomem 1 kW de energia a 110 V por cerca de 14 horas, quando totalmente carregado.

A disponibilidade e o futuro da tecnologia

Atualmente, a fonte de energia portátil da Nissan está disponível no Japão, com um preço de 170.500 ienes, aproximadamente R$ 5.830 na cotação atual. A Nissan ainda não divulgou planos de lançamento em outros mercados, mas essa inovação levanta a questão de se essa tecnologia pode se tornar uma tendência global no futuro. 


É fascinante testemunhar como as baterias de carros elétricos podem ter uma segunda vida, mesmo que na forma de dispositivos que oferecem soluções práticas para a vida cotidiana.


A Nissan continua a liderar o caminho na busca por soluções sustentáveis e inovadoras, e esta iniciativa demonstra seu compromisso em moldar um futuro mais verde e eficiente. 


A transformação de baterias de carros elétricos em fontes de energia portáteis é um exemplo brilhante de como a indústria automobilística está evoluindo em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.