Blog - Saga Nissan

Carro novo, seminovo ou usado: vantagens e desvantagens de cada um

14/08/2020

Se está planejando a compra do seu carro novo, certamente passou pela sua cabeça: carro novo, seminovo ou usado? Se por um lado, adquirir um carro 0km é extremamente atrativo; por outro, a oportunidade de, com o mesmo orçamento, comprar um carro com mais atributos ou de uma linha mais cara, é o que chama a atenção para veículos seminovos e usados.


E aí, qual o melhor investimento? Acompanhe fatores importantes que precisam ser considerados para a preferência por uma ou outra categoria. 


Leia também:

Como escolher um carro novo

 

Carro novo

Vantagens


  • Investimento em novas tecnologias


Por se tratarem de modelos mais recentes, os veículos novos apresentam como vantagem sua recente atualização e possível inclusão de novas tecnologias, o que pode ser fator decisivo para o motorista que valoriza estar por dentro das novidades do mercado automobilístico. 


Com um veículo 0km, você contará com o melhor desempenho previsto para o modelo de automóvel em questão.


  • Garantia 


Outra vantagem que vale mencionar é a garantia fornecida pela montadora aos carros novos, que costuma ser de 3 a 5 anos. 


Dessa forma, excetuando os casos em que a necessidade de reparação decorra de mau uso ou desgaste natural, a montadora deverá responder pelo conserto, evitando novos gastos ao proprietário. 


  • Histórias que se iniciam com 0 KM




A sensação de ser o primeiro dono e de iniciar essa trajetória com o odômetro marcando 0 Km leva muitas pessoas a decidirem sentir o cheirinho do carro novo. 


Não à toa, trata-se da sua oportunidade de fazer parte de todas as histórias com o automóvel, livrando-se de riscos advindos do mau uso ou do desgaste causado por proprietários antigos.

Desvantagens


  • Custo mais alto


Naturalmente, o custo inicial para ser o primeiro proprietário do veículo, adquirindo-o direto da montadora e usufruindo de garantia 100% pelo tempo previsto, é mais elevado. Além disso, o proprietário precisará arcar com o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) em sua integralidade. 


  • Desvalorização inicial acelerada


Ao sair da concessionária, a média de desvalorização de um carro é de 10%, mesmo que a sua venda seja realizada no dia seguinte. Essa é uma média de mercado que independe da marca e do modelo do veículo.


No entanto, ressalta-se que, com o passar dos anos, essa desvalorização tende a estabilizar. Após 2 anos com o mesmo veículo, caso o proprietário queira trocá-lo por outro 0km, é possível conseguir um negócio vantajoso.

Carro seminovo 


Vantagens


  • Pouco tempo de uso


Enquadram-se nessa categoria os veículos que possuem pouco tempo de uso (até 3 anos) e, especialmente, com apenas um ex-proprietário. Essas condições contribuem para o seu estado mais conservado, também implicando em gastos menores com manutenção. 


Nesse caso, indicamos que investigue os cuidados do antigo proprietário com o veículo: se as revisões estão em dia, se o veículo passou por algum acidente ou problema específico, dentre outros.  


  • Tempo de garantia disponível


A depender do tempo de uso, é possível obter um carro seminovo ainda na garantia de fábrica, o que torna essa escolha mais segura e interessante para muitas pessoas. 


  • Bom estado com custo reduzido


Como já mencionamos, existe uma natural desvalorização do veículo no momento em que ele deixa a concessionária. Dessa forma, é possível encontrar carros seminovos, com pouco tempo de uso e em bom estado, com um preço mais atrativo para a compra.


Ressalta-se somente a importância de avaliar se, de fato, o carro está em boas condições para qualificar o investimento. Uma boa alternativa é contar com a avaliação de um mecânico de confiança.


Desvantagens


  • Sinais de batidas ou arranhões


Se você deseja adquirir um veículo com aparência de 0km, não deixe de dar uma boa conferida no carro seminovo. É natural que, mesmo que conservado, o veículo apresente marcas de uso, como sinais de batidas leves, arranhões internos ou externos, dentre outras características que sinalizam algum acontecimento passado.


  • Manutenção e problemas surpresa


Nem sempre o carro seminovo está na garantia, motivo pelo qual eventuais custos com manutenção ficam sob responsabilidade do novo proprietário.


Também é possível que possíveis problemas ou históricos negativos não sejam pontuados pelo antigo proprietário, de modo que você poderá descobri-los somente com o uso, sendo forçado a arcar com gastos inesperados.

Carro usado

Vantagens


  • Custo mais baixo


É inquestionável que o fator preço é o que tem mais relevância quando se fala de comprar um carro usado. Trata-se da alternativa inicialmente mais econômica para a aquisição de um veículo — seja do modelo dos sonhos ou do modelo popular.


Quanto mais tempo de uso e quilômetros rodados tiver o veículo, mais barata será a sua aquisição e ainda poderá arcar com parcelas de IPVA mais baratas ou inexistentes.



Desvantagens


  • Procedência desconhecida



Ao comprar um carro novo, a sua procedência direto da concessionária garante que não surgirão problemas decorrentes de mau uso ou de descuido anterior. 


Ao comprar um seminovo, por sua vez, em geral, sabe-se que o veículo obteve apenas um proprietário anterior, sendo viável conhecer um pouco mais do seu histórico.


Agora, no que se refere ao carro usado, em muitos casos, esse histórico se perde, em função da quantidade de donos pelos quais o veículo passou.


Por esse motivo, muitas pessoas hesitam na compra de um veículo usado, ainda que o investimento inicial seja menor. 


  • Necessidade de verificar se o veículo está regular


Outra preocupação é a verificação quanto à regularidade do carro. Não somente em termos de análises mecânicas e elétricas, é essencial checar possíveis pendências judiciais no veículo, como ordens de penhora, por exemplo. 


  • Elevados custos de manutenção 


Inevitavelmente, carros usados costumam apresentar custos bem mais elevados de manutenção, exigindo revisões mais frequentes e, por vezes, mais caras. Isso em função do tempo de uso e do desgaste natural das peças. 


Na aquisição de um seguro, é possível que o proprietário lide com orçamentos mais caros, uma vez que o carro usado é identificado como veículo com mais chances de problemas pelas seguradoras.



  • Menos opções de financiamento


Como em muitos casos o carro usado é negociado diretamente com o último proprietário, o seu pagamento dispõe de opções menos interessantes de financiamento ou de demais condições facilitadas de pagamento.

 


--


Chegamos ao final deste artigo e é importante destacar que somente você será capaz de compreender quais fatores são mais relevantes para a escolha do seu carro novo, seminovo ou usado. 


Para conhecer melhor as suas possibilidades, aproveite as facilidades de compra que a Saga Nissan oferece aos seus clientes. 

 

Clique aqui e solicite um orçamento! 


Fale conosco
Loading...