A Nissan confirmou neste mês que o Nissan Ariya – crossover elétrico que já faz sucesso antes do lançamento e que era cogitado, na Europa, para assumir um lugar em Sunderland, no Reino Unido - será fabricado somente no Japão.

De acordo com a montadora nipônica, somente Togichi, local da fábrica da Nissan no Japão, abastecerá o mundo com o Ariya.

Mas atenção: isto não significa que a planta do Ariya não estará presente. Afinal, o modelo será fabricado na China pela Dongfeng-Nissan a fim de abastecer exclusivamente ao mercado chinês.

A boa notícia aos brasileiros é a seguinte: como a venda de SUVs no Japão não anda efervescente como por estas bandas do Ocidente, é provável que a Nissan garanta o abastecimento mundial do Ariya, inclusive com remessa de unidades ao Brasil nos próximos anos.

O Nissan Ariya é construído sobre a plataforma modular elétrica CMF-EV e equipado com baterias de lítio de 65 kWh ou 90 kWh, tendo o modelo, ainda, versões de tração traseira ou integral, com a primeira esbanjando 218 cavalos e 30,5 kgfm e a segunda, 340 cavalos e célula de 65 kWh.

Esteticamente, importante destacar que o Nissan Ariya tem um painel liso e brilhante na frente, no lugar de uma grade tradicional, com um painel texturizado por baixo e iluminação acentuada nos faróis auxiliares. Traz ainda o mesmo perfil curvilíneo e esquema de pintura em dois tons.


Internamente, está presente um painel minimalista, com duas telas 12,3 polegadas para instrumentos e navegação. Há Apple CarPlay, Android Auto e integração com assistente Alexa da Amazon.

Não há dúvidas: o Nissan Ariya chegará com um design revolucionário, uma nova forma de mobilidade, com um habitáculo interior que mais parece uma confortável sala de estar e a garantia de uma adrenalina inesperada.

Gostou de conhecer um pouco sobre o Nissan Ariya? Para acompanhar mais sobre o modelo que já tem provocado suspiros dos amantes do universo automotivo, siga a Saga Nissan nas redes sociais. Ah, claro, e venha nos fazer uma visita. O café já está quentinho te aguardando!