Recentemente, uma imagem do manual do proprietário da Nissan Frontier circulou pelas redes sociais alertando para a não utilização de óleo de aquecimento doméstico, gasolina, biodiesel ou outros combustíveis alternativos no motor a diesel, pois poderiam causar danos ao motor. 


Diante disso, muitas pessoas questionaram se a picape seria capaz de suportar a proporção aumentada de 12% de biodiesel, que será introduzida no combustível vendido nos postos. 


No entanto, a Nissan garantiu que a Frontier é totalmente compatível com o B12, conforme divulgado em nota oficial. Portanto, os proprietários da Nissan Frontier podem ficar tranquilos em relação ao uso do biodiesel de forma segura e eficiente em seus veículos.


Interpretações equivocadas e nota oficial


Houve uma interpretação equivocada do alerta presente no manual do proprietário da Nissan Frontier sobre a utilização de combustíveis alternativos no motor a diesel da picape. 


Na verdade, o alerta se refere ao uso de biodiesel puro. Segundo o manual, a Nissan recomenda o uso do diesel S10 ou S50 na Frontier para atender os requisitos de emissões da inspeção veicular. 


Portanto, tanto a proporção de 10% quanto a de 12% de biodiesel, que está em projeto, são aceitas pela Frontier sem prejudicar o funcionamento do motor. 


A Nissan emitiu um comunicado oficial esclarecendo essa questão e tranquilizando os proprietários da picape quanto ao uso seguro do biodiesel em seus veículos. Confira:


A Nissan Frontier atende à regulamentação local e pode ser abastecida com as especificações disponíveis do diesel brasileiro, incluindo a nova mistura que adiciona 12% de biodiesel ao diesel



Em março deste ano, foi aprovado um aumento na proporção de biodiesel no diesel vendido nos postos. A previsão é de que, até 2026, a proporção chegue a 15%, sendo que o aumento será progressivo, começando pelos atuais 12%. 


A expectativa é que o preço para o consumidor final reduza em torno de 2 centavos por litro. A proporção de biodiesel no diesel aumentará para 13% em abril de 2024, 14% em abril de 2025 e, finalmente, 15% em abril de 2026. 


Com a introdução gradual do biodiesel no diesel, espera-se reduzir a emissão de poluentes e contribuir para um meio ambiente mais saudável.


A introdução gradual do biodiesel no diesel vendido nos postos tem gerado questionamentos sobre o impacto dessa mudança nas picapes, especialmente no que se refere ao seu funcionamento a médio prazo. 


Embora as equipes de engenharia trabalhem antecipadamente para garantir a compatibilidade das picapes com o biodiesel, a discussão sobre a qualidade do combustível ainda persiste. 


Portanto, é importante que os usuários sigam as recomendações do manual do proprietário e usem apenas os combustíveis indicados pela fabricante para garantir o bom funcionamento do veículo.