" "

Blog - Saga Nissan

Revisão de carro: o que avaliar e quando deve ser feita?

24/07/2020

Para manter um carro em boas condições de uso, garantindo sua segurança e bem-estar, é imprescindível realizar revisões periódicas. Isso não é novidade, né? Mas o que, de fato, é necessário avaliar em uma revisão de carro de rotina? Quando preciso submeter meu carro à revisão? Acompanhe a leitura e evite gastos desnecessários.

O que avaliar numa revisão?

Os itens que devem ser avaliados numa revisão podem variar de acordo com a quilometragem e uso do carro. De maneira geral, os mais importante são: 

Freios

O sistema de freios é um dos mais importantes para passeios seguros no seu veículo. Imagine precisar do freio numa situação emergencial de trânsito e ele não agir para parar o carro... Arriscado, né?


Além da revisão periódica indicada, caso escute qualquer barulho estranho ao frear ou perceba alterações na frenagem, antecipe sua visita à concessionária ou a um mecânico de confiança e cheque se está tudo funcionando adequadamente. 

Sistema elétrico

O sistema elétrico inclui, principalmente, a bateria do carro, que é fundamental para dar partida no motor. Portanto, realize as manutenções necessárias e acompanhe a vida útil da bateria, trocando-a sempre que for necessário. 

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor em uma temperatura adequada. Caso apresente mau funcionamento, o motor pode ficar superaquecido, causando danos graves e possíveis acidentes. 


A recomendação básica é inspecionar o sistema (radiador, água e demais peças) a cada 30 mil quilômetros. 

Óleo do motor

O óleo é indispensável para o bom funcionamento do motor – refrigera e diminui o atrito entre as peças. A recomendação, portanto, é trocá-lo a cada revisão.  

Pneus

Atente-se à calibragem, furos, rasgos ou bolhas nos quatro pneus do seu carro. Além disso, por medida de segurança, é recomendado trocar os pneus antes que eles atinjam o desgaste máximo. 


Lembre-se, também, de realizar o balanceamento do veículo, para o melhor desempenho dos pneus, principalmente antes de longas viagens. 

Luzes

As luzes do veículo são itens essenciais de segurança, não à toa seu uso é defendido por lei. Observa com frequência se as luzes do seu carro — luz baixa, alta, de freio, de ré, luz de pisca-alerta, luz indicadora de seta, dentre outras — estão funcionando como deveriam e realize as manutenções necessárias, sempre que preciso. 


Para a etapa de revisão, vale averiguar se alguma está mais fraca e se já deve ser trocada por medidas de segurança.

Filtros

Para manter os passageiros protegidos contra sujeiras e imundícies externas e geradas pelo próprio carro, os veículos possuem vários filtros: de ar, óleo e combustível, por exemplo. Mantenha-os em bom estado e troque-os sempre que necessário. 


Essa medida é válida, sobretudo, para preservar sua saúde respiratória e a higiene adequada do veículo.

Suspensão

A suspensão, além de ser muito importante para o conforto do motorista enquanto dirige, também é um item essencial de segurança – seu mau funcionamento pode acarretar acidentes graves, já que é o sistema responsável pela estabilidade do carro em curvas e estradas irregulares.


Acompanhe o funcionamento das peças de suspensão (molas e amortecedores) e realize a troca ao fim da vida útil.

Quando devem ser feitas as revisões do carro?

Via de regra, a revisão do automóvel deve ser feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Mas vale ressaltar que a frequência varia de acordo com o uso de veículo, necessidades do momento ou emergenciais. 


Por isso, o melhor a fazer é seguir as orientações de revisão fornecidas pelas montadoras no manual do proprietário e, caso note qualquer diferença ou dificuldade no funcionamento do carro fora desse período, procure a concessionária ou um mecânico de confiança para avaliar o caso. 


Por que devo fazer a revisão?

Muitas pessoas ainda optam por procurar uma manutenção técnica para o carro apenas quando ele apresenta algum tipo de problema. Talvez você mesmo já tenha passado por essa situação antes – seu carro parece perfeito, funcionando corretamente, quando de repente ocorre algum problema mecânico grave e você fica parado no meio da estrada esperando alguma ajuda. 


Nesses casos, a conta costuma ser alta, uma vez que se trata de uma intervenção de emergência e, em geral, de problemas que tiveram tempo para evoluir. Além disso, é preciso destacar o risco de acidentes graves. Fazer uso de um veículo sem os devidos cuidados, coloca você, seus passageiros e demais motoristas em risco no dia a dia de circulação.


Portanto, para evitar acidentes ou que seu veículo te deixe na mão e te gere gastos muito elevados de manutenção, a revisão periódica cumpre o seu papel de analisar os principais itens indicados neste artigo, intervindo apenas no necessário para o seu automóvel.


A revisão tem o papel de prevenir defeitos no carro a fim de zelar pelo bom funcionamento do veículo e pela segurança dos passageiros


Portanto, não espere seu carro apresentar algum defeito para agir. Mantenha suas revisões em dia e garanta, sobretudo, a sua vida, a de seus passageiros e a de demais motoristas.

Custos de manutenção da Nissan

Cada serviço e mecânico pode oferecer um valor diferente para realizar a manutenção do seu veículo. Nesse caso, o preço vai depender muito da situação econômica, social e geográfica na qual você está inserido


Porém, é possível aferir os custos de revisão e manutenção com base nas tabelas fixas fornecidas pelas montadoras. Se você procura por veículos com baixo custo de manutenção e revisões, os carros da Nissan são uma excelente opção. 


Vários modelos da marca aparecem ano após ano nas listas de veículos mais econômicos, em termos de consumo de combustível, e nas listas de veículos com menor custo de manutenção do mercado. 


Para saber mais sobre o assunto, confira este artigo: 

A MANUTENÇÃO DA NISSAN É CARA?



Leia também:

COMO ESCOLHER UM CARRO NOVO?


DIFERENCIAIS NISSAN PARA A COMPRA DO SEU CARRO

NISSAN KICKS: OS MELHORES CUSTOS DE USO E DE SEGURO DO SEGMENTO

 
Fale conosco
Loading...