Quando a luz do painel do carro acende, o motorista já sabe que é chegada a hora de fazer a troca de óleo lubrificante.

Embora isso seja uma atividade simples, consistindo basicamente em encostar o carro em um posto ou oficina automotiva e promover a troca do óleo, o assunto é dos mais importantes, requerendo cuidado e atenção do dono do veículo.

Afinal, realizar uma troca correta, de qualidade, contribui não só para um melhor desempenho do carro, como também aumenta a própria vida útil dele e evitar acidentes.

Portanto, não se engane: troca de óleo não é bobagem ou coisa de menor importância. Seja então prudente, atento e principalmente bem informado na hora de trocar o lubrificante do seu veículo.

Até porque, convenhamos, existe uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado, o que pode te deixar um pouco confuso na hora da troca.

E foi exatamente por causa disso que nós, do Grupo Saga, decidimos preparar este artigo, com 5 dicas fundamentais para uma troca de óleo eficiente. Se liga aí. 


NUNCA MISTURE ÓLEOS DIFERENTES

Existem diversos tipos de óleo de motor: com base mineral, sintética e semissintética. Para melhor desempenho do seu carro, é necessário saber qual dos produtos é o correto para o seu veículo. Misturar óleos diferentes prejudica o motor.

CUIDADO AO VERIFICAR O NÍVEL DE ÓLEO

Prefira fazer essa verificação pela manhã, antes de funcionar o carro. Ou, ainda, dez minutos após desligar o motor. Assim, há maior precisão na aferição, bem como se elimina o risco de acidentes causados pelo óleo quente.

LUZ DO PAINEL ACESA É SINAL DE ALERTA

A luz de pressão de óleo acendeu no painel do veículo? Pare o carro na mesma hora, evitando assim o risco de fundir o propulsor e causar danos maiores. A luz acesa é sinal de que algo não vai bem no motor em decorrência de algum vazamento ou falta de manutenção.

A HORA CERTA PARA TROCAR O ÓLEO DO CARRO

Para saber o momento certo de trocar o óleo, consulte o manual do seu veículo. Afinal, cada montadora recomenda um prazo diferente para essa ação. E, portanto, o ideal é que você siga as recomendações da fabricante do carro. Certo mesmo, para qualquer tipo de veículo, é que o uso prolongado do óleo, por mais tempo que o recomendado, aumentará o atrito e o desgaste das peças.

AO TROCAR O ÓLEO, É PRECISO TROCAR O FILTRO TAMBÉM? 

Esta é uma das dúvidas recorrentes entre usuários de carro. Bem, como se sabe, o filtro de óleo foi feito para reter os resíduos do lubrificante. Com o excesso de impurezas, ele pode comprometer a qualidade e eficiência do óleo do motor. Portanto, sim! Ao trocar o óleo do carro, troque também o filtro de óleo.

Gostou das nossas dicas para uma troca de óleo eficiente? Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!