Não dá para negar que a violência é um mal social que atinge amplamente os centros urbanos, com um dos focos dela direcionados ao furto e roubo de veículos.

E, convenhamos, não há nada mais desagradável e atemorizante a um motorista do que chegar ao veículo e encontra-lo arrombado – ou mesmo perdê-lo em um assalto a mão armada.

Para evitar essa sensação, diante de um cenário em que as estatísticas de roubo e furto de veículos são alarmantes, não resta alternativa senão proteger o carro de todas as formas, inclusive com medidas aparentemente “bobas”.

Mas acredite: por mais óbvia que possa parecer a medida de proteção ao seu veículo, ela é essencial à inibição da ação do ladrão, evitando, assim, aborrecimentos.

Confira, a seguir, tudo o que pode fazer para proteger seu Nissan da ação dos malfeitores.

- Não deixe nada dentro do seu Nissan

Esta é uma das dicas mais negligenciadas por motoristas, o que é um erro colossal. Qualquer coisa à vista de bandidos, até mesmo um envelope com jornais velhos, pode gerar arrombamento do veículo.

Portanto, a dica é: retire todos os objetos que possam ser vistos no interior do seu Nissan, sobretudo eletrônicos, pastas e envelopes.

-  Lugar de compras é no porta-malas do seu Nissan

Fez compras no supermercado ou no shopping? Guarde-as no porta-malas, mesmo que seu destino seguinte seja o local para onde as compras irão.

Dessa forma, o interior do seu Nissan fica discreto, não chamando a atenção nem estacionado nem de eventuais bandidos que usem motos para assaltos.

- Estacione o seu Nissan sempre em lugares seguros e bem iluminados

Este é outro cuidado que evita arrombamentos e mesmo o risco de abordagem na hora de desembarcar ou retornar ao veículo.

Prefira sempre estacionar em locais movimentados e bem iluminados, caso opte por estacionamentos públicos.

No entanto, a melhor opção para o seu veículo sempre serão estacionamentos privativos, que contenham acesso restrito de pessoas e rondas frequentes.

- Tranque o seu Nissan ao deixá-lo

É bastante comum os motoristas se esquecerem de travar o veículo, facilitando assim a ação de bandidos, que, neste caso, sequer precisam se utilizar do expediente do arrombamento.

Por isso, cheque sempre se o veículo foi trancado. Em caso de dúvida, retorne ao carro para se certificar do travamento das portas.

- Verifique ao redor do seu Nissan antes de entrar em garagens

Muitas abordagens de criminosos acontecem durante a espera da abertura do portão da garagem.

É fundamental, portanto, que você esteja sempre alerta, conferindo retrovisores, como está o ambiente próximo ao portão por onde entrará o seu veículo.

Se desconfiar de algo, não pare o carro em frente ao portão. Retorne o veículo ou siga em frente.

- Não fique dentro do seu Nissan quando este estiver parado

Este tipo de prática é uma das melhores iscas para bandidos que querem promover sequestros-relâmpagos.

Portanto, não fique dentro do veículo esperando pessoas, namorando nem mesmo conversando. 

Ao fazer isso, você se torna presa fácil de criminosos que podem levar muito mais do que “apenas” o seu carro.

 - Invista em equipamentos de segurança para o seu Nissan

Está aí um investimento que vale a pena fazer a fim de evitar furtos e roubos ao seu veículo: equipamentos de segurança.

Rastreadores, localizadores e bloqueados são excelentes ferramentas de segurança, capazes de prevenir furtos de veículos ou mesmo, em caso de roubo, resgatá-los das mãos dos criminosos.

O bloqueador serve para interromper a ignição e bloquear a bomba de combustível, o que inevitavelmente resultará na paragem do carro logo após o furto ou roubo.

Já o localizador informa a localização do carro após o ato criminoso sofrido, enviando dados precisos à polícia por meio de central de monitoramento.

Quanto ao rastreador, é considerado um equipamento mais moderno, capaz de informar a localização do veículo, permitindo também consultas de localização sem a necessidade de acionamento da central de atendimento.

Como você pode ver, tomar algumas precauções ajuda muito a evitar a desagradável surpresa de encontrar o seu veículo furtado ou de ser vítima de um traumatizante roubo do seu carro.

O nosso maior querer - para nós, da Saga Nissan - é ter você e seu veículo protegidos contra a violência. Visite a nossa concessionária Saga Nissan e veja de perto o valor que damos aos clientes e veículos.