Blog - Saga Nissan

Como escolher uma picape?

21/08/2020

Que tipo de carga deseja transportar? Melhor que a caçamba seja aberta ou fechada? Motor a diesel, gasolina ou flex? Como podemos notar, escolher uma picape envolve uma série de questionamentos. 

Ponderar quais são as suas necessidades e quais modelos estão disponíveis no mercado para atendê-las é essencial para uma tomada de decisão sem arrependimentos futuros. 

Acompanhe este artigo e saiba quais fatores devem ser levados em consideração. 


O que considerar para escolher uma picape?

Tamanho da carroceria 


Se o que você busca com a compra de uma picape é principalmente realizar o transporte de carga, as características da carroceria devem estar entre os primeiros pontos a serem analisados. 


A depender da carga a ser transportada, você poderá optar por uma caçamba de 500L ou até de 1.000L


Além da capacidade em si, a depender da carga a ser transportada, poderá ser mais conveniente para você usar caçambas fechadas, de forma a abrigar seus objetos da chuva e deixá-los mais protegidos. 


As caçambas fechadas podem acabar tendo sua capacidade reduzida quando utilizadas com capotas marítimas, sendo as de fibra uma opção para manter o espaço disponível. 


Lembrando que o transporte de peso além do indicado pelo fabricante pode levar à multa grave e perda de pontos na habilitação


Por isso, antes de decidir, verifique a sua real necessidade e o custo-benefício em optar por uma picape mais robusta e  que sempre conseguirá suprir todas as suas demandas. 




Motor a diesel ou gasolina?


Picapes com motor a diesel tendem a possuir preço mais elevado que àquelas com motor a gasolina ou flex. 


No entanto, a vantagem de ter uma picape a diesel é que elas apresentam consumo menor de combustível por quilômetro rodado, ou seja, acabam sendo mais econômicas, com uma redução de até 30% no consumo.


Além da melhor autonomia, o motor a diesel possui maior durabilidade, sendo mais interessante para a conservação do veículo e mais vantajoso no momento da revenda.


Por fim, carros a diesel geram um torque mais forte, o que promove seu melhor desempenho sem um aumento do consumo correspondente. 



Conforto e Design

Nem todos que compram uma picape têm como principal objetivo o transporte de carga, sendo o conforto e design fatores que também podem ser considerados ao escolher uma picape. 


Robustas, dispondo de curvas aerodinâmicas, algumas picapes mais modernas oferecem até mesmo teto solar com controle elétrico


Ainda, pensando em conforto, tecnologias como o assento Zero Gravity presente na Nissan Frontier, garantem todo conforto para longos percursos, contribuindo com uma distribuição uniforme do peso da coluna, tórax, ombros e braços. 


Inspirado em estudos da N.A.S.A, os assentos Zero Gravity desenvolvidos pela Nissan contam com 14 pontos de pressão, assegurando ao usuário a posição corporal correta, semelhante ao que ocorre quando na “gravidade zero”. 



Segurança e estabilidade


A garantia de segurança e estabilidade na estrada e nas curvas também são questões que precisam ser analisadas por você antes de escolher uma picape. 


Busque por modelos que garantam a presença de controles eletrônicos de estabilidade e tração, bem como de frenagem, dispondo de sistema de freios ABS, contribuindo para uma direção segura e com riscos reduzidos, ainda que quando em condições adversas. 


Contando com a tecnologia, alguns modelos possuem o Brake Assist, recurso que permite reduzir a distância da frenagem em situações de emergência. 


Optar por um veículo seguro é importante tanto para você e seus passageiros quanto para contribuir com um trânsito seguro, em que acidentes são evitados e vidas preservadas. 


Picape nova ou usada? 

Você também poderá decidir entre a compra de uma picape nova, seminova ou usada. 


Picapes usadas, por exemplo, iniciam na faixa de preço de R$ 25.000,00, podendo chegar até 135.000,00. Já os modelos novos, iniciam por volta de R$ 60.000,00, chegando à casa dos 200 mil. 


Para saber se vale a pena comprar uma picape nova, seminova ou usada é importante avaliar o orçamento disponível, bem como os prós e contras que envolvem a aquisição deste veículo. 


Para saber quais as vantagens e desvantagens de optar por um veículo novo, seminovo ou usado, clique aqui e leia este outro artigo. (incluir quando publicado)



Orçamento disponível


Considerando que há inúmeras possibilidades com preços e modelos que variam bastante, vale destacar a importância de fazer o levantamento do orçamento disponível para o investimento. Além disso, mapeie o custo-benefício que envolve a aquisição de uma picape. 


Como vimos, a picape com motor a diesel possui custo inicial superior. Por outro lado, seja na economia com combustível, durabilidade do motor ou preço de revenda, quem opta por esse veículo poderá levar vantagens quanto ao seu custo-benefício. 


Na mesma linha de raciocínio, você poderá optar por picapes novas ou usadas, com maior ou menor capacidade na carroceria, dentre outras particularidades citadas ao longo deste artigo.


Assim, é importante que você alinhe seus desejos, necessidades, custo-benefício e orçamento para a escolha ideal.

Leia também:

NISSAN FRONTIER 2020: A PICAPE COM MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO BRASIL

Converse com outras pessoas: especialistas e usuários

Quanto mais informações você puder colher sobre as picapes de seu interesse, no que se refere à experiência prática do dia a dia, melhor serão suas condições de tomar uma decisão acertada. 


Por isso, não hesite em conversar com proprietários de picapes. Fale com quem tem ou já teve o modelo que você está interessado, pergunte sobre as particularidades que são importantes para você. 


Além disso, fale com especialistas, vá às concessionárias, faça o test drive e aproveite para tirar todas as suas dúvidas na prática.


Para pré-agendar um test drive com a Nissan Frontier, basta clicar aqui.

A picape com o melhor custo-benefício do Brasil 

Não podemos deixar de destacar a Nissan Frontier como a picape perfeita para você. Trata-se de uma alternativa altamente versátil, que atende às necessidades e demandas tanto na cidade, quanto no campo e na estrada, com design, conforto e custo-benefício acima da média. 


Em um comparativo realizado pela Revista Quatro Rodas em junho de 2019, a revista classificou o modelo de entrada da Frontier como o melhor custo-benefício entre as picapes diesel 4x4 cabine dupla. “Quando se fala de custos, algo primordial para quem usa a picape a trabalho, a Frontier S é imbatível", afirmou a revista.


Além do preço diferenciado em relação à qualidade do modelo, outro aspecto que chama a atenção para picape da Nissan é a suspensão multilink, vários braços de comprimentos desiguais que permitem melhor adaptação da roda ao piso, o que lhe garante uma estabilidade incomum para os veículos da categoria.


Quer saber mais sobre a picape da Nissan?

Clique aqui para baixar o infográfico gratuito da Nissan Frontier 2020



Se quiser saber a opinião de quem já usou a Frontier, nossa indicação de picape, confira o artigo abaixo: 

NISSAN FRONTIER: VALE A PENA COMPRAR? CONFIRA AS OPINIÕES DOS DONOS!



Leia também:

COMO ESCOLHER UM CARRO NOVO?


Fale conosco
Loading...