Quem não quer prolongar a vida útil do seu carro e evitar problemas mecânicos indesejados? Uma das chaves para alcançar esse objetivo é cuidar adequadamente do sistema de arrefecimento do veículo. Essa importante parte do automóvel é responsável por garantir que o motor funcione na temperatura ideal, e para ajudar você a cuidar do seu carro da melhor forma possível, reunimos neste post sete dicas valiosas. Continue lendo para saber mais!


1. Verifique regularmente o nível do líquido do reservatório

Muitas vezes, são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Verificar o nível do líquido no reservatório do sistema de arrefecimento é uma tarefa simples, mas de grande importância. 


O reservatório contém a mistura de água com o fluido de refrigeração e apresenta indicações de nível mínimo e máximo. Certifique-se de que o líquido esteja sempre no nível adequado, completando-o conforme necessário. Lembre-se de substituir essa mistura a cada dois anos ou a cada 60 mil km rodados.


2. Cheque o funcionamento do sensor do ventilador

O eletroventilador é crucial para direcionar ar frio para resfriar o motor quando a temperatura está alta. Certifique-se de que o sensor de temperatura embutido no ventilador esteja funcionando perfeitamente para evitar falhas que possam levar o motor a superaquecer.


3. Use a proporção correta de líquido de arrefecimento

Não caia na tentação de utilizar apenas água no reservatório do radiador. Os fabricantes recomendam uma mistura de água pura ou desmineralizada com o aditivo de refrigeração, na proporção de 50% de cada. Essa combinação evita o congelamento ou fervura do líquido e ajuda a prevenir a obstrução do sistema de arrefecimento por conta de incrustações.


4. Fique atento a entupimentos e vazamentos

Qualquer entupimento ou vazamento no sistema de arrefecimento pode causar sérios problemas ao motor. Observe cuidadosamente a solução dentro do reservatório para detectar sinais de ferrugem, o que pode indicar possíveis entupimentos. Poças d'água embaixo do veículo podem ser sinal de vazamentos, portanto, fique atento e procure um profissional para verificar o sistema em caso de suspeita.


5. Mantenha a colmeia do radiador limpa

A colmeia do radiador é uma peça sensível que pode ser facilmente amassada ou suja, o que prejudica a circulação de ar e o resfriamento adequado do motor. Limpe regularmente a colmeia para evitar acúmulos de sujeira que possam obstruir a passagem de ar.


6. Não remova a válvula termostática

A válvula termostática é essencial para garantir que o motor alcance a temperatura ideal para seu funcionamento adequado. Não remova essa peça, pois ela regula a temperatura e a eficiência do motor. Caso haja problemas, é importante substituí-la, não removê-la.


7. Verifique a bomba d'água, a correia auxiliar e as mangueiras

A bomba d'água é acionada por uma correia auxiliar e é vital para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. Certifique-se de trocar essa peça de acordo com as recomendações do fabricante. Além disso, preste atenção às mangueiras, substituindo-as se apresentarem qualquer tipo de dano.


Lembre-se de que, embora essas dicas sejam importantes, uma revisão técnica realizada por um profissional é fundamental. Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante do seu veículo e substitua as peças que fazem parte do sistema de arrefecimento e de outras partes mecânicas que precisam de atenção. 


Cuidando do sistema de arrefecimento, você garante um melhor desempenho e uma vida útil prolongada para o seu carro!


Gostou do conteúdo? Acessando o blog da Saga Nissan você ficará por dentro de todo o universo Nissan e terá também dicas automotivas para o seu dia a dia como motorista.