O lançamento do Nissan Sentra 2024 está previsto para março deste ano, mas algumas informações já foram vazadas, incluindo a tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que revelou os números de consumo do sedã médio. 


No mercado interno, é um novo modelo para concorrer com Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, e virá equipado com motor quatro cilindros de 2,0 litros aspirado a gasolina, sempre combinado a uma transmissão automática CVT.


Embora a tabela do Inmetro revele essas informações, ainda não se sabe com qual calibração o sedã importado do México será comercializado no Brasil. Nos mercados norte-americano e mexicano, o modelo entrega 151 cv e 20 kgfm de torque, enquanto o modelo anterior que era flex contava com 140 cv. 


Agora resta aguardar para descobrir como será a performance do Nissan Sentra 2024 em solo brasileiro e se será capaz de conquistar a preferência dos consumidores em um mercado cada vez mais competitivo.


Números do Sentra 2024 segundo o Inmetro


O novo Nissan Sentra 2024 apresenta números promissores em termos de consumo de combustível, segundo a tabela PBEV do Inmetro. Na cidade, o sedã pode chegar a fazer até 11 km/litro, enquanto na estrada esse número sobe para 13,9 km/litro. 


Embora o Toyota Corolla 2.0 apresente números um pouco melhores, fazendo até 11,9 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada, é importante lembrar que esse modelo é abastecido apenas com gasolina, enquanto o Sentra é flex, oferecendo maior versatilidade ao consumidor.


O consumo energético

A nova geração do sedã médio da Nissan, o Sentra, recebeu uma classificação "A" na sua categoria, mas apenas "C" na classificação geral. De acordo com a avaliação do Inmetro, o consumo energético do Sentra ficou em 1,79 MJ/km, o que é considerado relativamente eficiente se comparado a outros veículos da mesma categoria. 


No entanto, seu principal concorrente, o Corolla, obteve uma nota ainda melhor, de 1,68 MJ/km. Já o Chevrolet Cruze ficou classificado em 1,86 MJ/km, o que significa que o Sentra é mais eficiente que o Cruze em termos de consumo energético.


A nova geração do Sentra 2024 foi construída a partir de uma plataforma modular CMF-C/D projetada especificamente para modelos intermediários dos Grupos Renault, Nissan e Mitsubishi. O sedã tem 4,64 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,45 metros de altura com uma distância entre eixos de 2,71 metros. 


Em comparação com a geração anterior, o Sentra é 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais profundo. Porém, a mudança nas dimensões afetou o porta-malas, reduzindo-o de 503 para 405 litros. 


Versões e itens de série do Novo Nissan Sentra 2024


A Nissan anunciou que a nova geração do seu sedã será comercializada a partir de março, com três versões para escolha do consumidor: Sense, Advance e Exclusive. Cada uma delas oferece características diferentes, mas todas com o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos motoristas. 


A versão Sense, por exemplo, conta com seis airbags, tecnologia de estabilidade e tração, sistema multimídia com tela de 7 polegadas e suporte para os sistemas Android Auto e Apple Carplay, entre outros. O sedã promete ser uma opção atrativa para aqueles que procuram um carro versátil e completo.


A versão Advance do novo sedã da Nissan é equipada com multimídia com tela de 8 polegadas, suporte aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, entrada e saída sem chave, faróis automáticos, faróis de neblina, retrovisores, seta integrada, sistema de piloto automático e câmera de segurança. 


A versão premium chamada de Exclusive no Brasil e SR CVT no México tem sistema de som Bose com 8 alto-falantes, rodas de liga leve de 18 polegadas, escapamento cromado, grade esportiva, saias laterais e spoiler traseiro, vidros, teto solar, volante com paddle shifters e painel de instrumentos com tela TFT colorida de 7 polegadas.