Escolher um carro que atenda todas as necessidades da sua família não é tarefa simples. Diferentemente de outras situações em que você só precisa se preocupar com suas próprias carências, o “carro da família” tem de ser versátil para transportar com conforto, segurança e comodidade passageiros de todas as idades, quer sejam idosos, jovens ou crianças de colo. 


Pensando nisso, resolvemos listar alguns parâmetros e dicas primordiais para te ajudar a escolher o carro ideal. Acompanhe!

Avalie o estilo de vida da sua família

Cada família tem um estilo de vida diferente, muitas vezes pautado pela região na qual está inserida e por fatores socioculturais. Uma família que mora em áreas rurais, com pouca estradas pavimentadas, precisa de um carro com bom desempenho off-road, por exemplo.


Ao mesmo tempo, famílias que vivem em cidades com bom transporte público e que não precisam se deslocar muito no dia a dia podem optar por modelos mais simples e funcionais, por exemplo.  

Tamanho

Tamanho é pré-requisito quando o assunto família. Se houver criança, por exemplo, é fundamental checar se o banco de trás tem espaço suficiente para a cadeirinha de segurança. Se costumam viajar de carro, um porta malas grande passa a ser indispensável, dentre outras particularidades. 


Uma dica para avaliar corretamente o tamanho dos carros é observar o entre-eixos (distância entre as rodas dianteiras e traseiras). Isso porque é essa medida que determina o tamanho do espaço interno do carro que poderá ser utilizado de fato pelos passageiros. 

Conforto e Segurança

Não hesite em gastar um pouco mais, se for necessário, por um carro mais seguro e confortável para a sua família. Busque por modelos com sistemas de controle de estabilidade, freios ABS, controle de frenagem, câmera 360º, airbags… quanto mais recursos de segurança, menores serão as chances de  sofrer um acidente e colocar sua família em risco e vida. 


No quesito conforto, além do espaço interno, observe o acabamento e ergonomia dos bancos, ar-condicionado, porta-copos e demais detalhes que acabam fazendo muita diferença para a família, especialmente em viagens longas. 


Inclusão de tecnologias


O fator conectividade também pode contribuir muito para o conforto e bem-estar da família. Carros com alta tecnologia e conectividade proporcionam mais entretenimento durante as viagens, excelente para famílias com crianças e jovens, que podem ouvir músicas através de conexão bluetooth, utilizar aplicativos de streaming e até mesmo assistir filmes, séries e programas de TV.  

Custos de manutenção e combustível

Todos os fatores já citados são fundamentais para escolher corretamente o carro da família; mas, igualmente importante, é pesquisar com antecedência os custos de manutenção e combustível, diante do uso estimado por todos os motoristas. Dessa forma, será possível verificar a viabilidade financeira de adquirir o veículo. 


Na hora dos cálculos, inclua o valor das revisões periódicas de acordo com os preços tabelados pelas montadoras, e custos projetados de combustível. O custo ideal varia de acordo com o orçamento de cada um. O mais importante é não extrapolar o teto de gastos.

Categorias mais indicadas

Dentro dos requisitos de carro ideal para a família, existem algumas categorias específicas que se destacam e normalmente são as preferidas dos consumidores para o uso familiar. 

Hatch

Um carro Hatch, ou compacto, pode ser dividido em dois volumes: a caixa do motor e cabine dos passageiros com porta-malas. A vantagem da categoria é a facilidade de manobrar e conduzir o carro, sem perder a potência dos motores, que normalmente são mais econômicos por serem menores.


Se você ficou interessado nessa categoria, clique aqui para conhecer o Nissan March, o compacto da Nissan:

NISSAN MARCH 2020: OS DETALHES DE CADA VERSÃO

Sedan

Os sedans, diferentemente dos compactos, podem ser divididos em três volumes: o bloco do motor, passageiros e porta-malas. É um carro ideal para familiares maiores que precisam de mais espaço, especialmente no porta-malas. 


Confira, no artigo abaixo, o comparativo entre os sedans favoritos da Nissan:

SENTRA OU VERSA: VEJA O COMPARATIVO ENTRE OS FAVORITOS DA NISSAN

SUV

Os SUVs agregam características dos compactos e dos sedans, sendo mais versáteis em diferentes terrenos por serem mais altos e esportivos. Os SUVs são uma boa opção também para famílias grandes, em especial para famílias que gostam de atividades ao ar livre e precisam encarar estradas mais tortuosas sem abrir mão do conforto e segurança. 


Falando em SUV, clique aqui para saber mais sobre o Nissan Kicks, o carro mais vendido da Nissan:

NISSAN KICKS 2020: VERSÕES, PREÇO, CONSUMO



Leia também:

COMO ESCOLHER UM CARRO NOVO?

DIFERENCIAIS NISSAN PARA A COMPRA DO SEU CARRO

CARROS PARA VIAJAR: 3 MODELOS PARA PEGAR A ESTRADA COM CONFORTO