Para escolher um carro novo com segurança e sem chance de arrependimento futuro, é preciso definir os principais critérios que pautarão a sua decisão. Acompanhe o artigo e confira nossas recomendações a respeito.

Avalie seu orçamento antes de iniciar pesquisa

Um critério prático e extremamente necessário é definir até quanto você está disposto a investir no seu carro novo. Nesse sentido, antes de iniciar sua pesquisa, levante os custos do seu carro atual (caso esteja planejando a troca) e o que prevê para o novo veículo, ou simplesmente avalie quanto você tem para investir no seu novo carro.


Destacamos que não basta prever o preço de custo do veículo. É preciso avaliar os custos de manutenção mensais e anuais, incluindo custos com combustível, seguro e revisões periódicas. Realizar esse cálculo prévio tornará seu processo de pesquisa mais alinhado com a sua condição atual. 


Garanta o “match”: seu estilo de vida e carro novo

O céu é o limite quando pensamos na variedade de modelos de carros disponíveis no mercado. Sedan, esportivo, picape, SUV, jipe, dentre outros. Opções não faltam. 


Por outro lado, no momento de escolher um carro novo é essencial adequá-lo ao seu estilo de vida


Quando pensamos em pessoas que pegam estrada todos os dias, a estabilidade se torna um importante fator a ser considerado. É um carro para família? Precisa de espaço na carroceria para levar material de um lugar para outro? Essas e outras questões são fundamentais e devem ser enfrentadas antes do momento decisivo da compra. 


Reconhecemos que o processo de decisão por apenas uma possibilidade, dentre tantos desejos, pode ser um pouco difícil, mas também é verdade que escolhas não pautadas por necessidades têm muito mais chances de se tornarem arrependimentos no futuro. 


Faça uma lista, como se tivesse que explicar para alguém, com tudo que é indispensável para o seu dia a dia com o veículo. Antes de tomar sua decisão, confira se o modelo escolhido é capaz de sanar todos os itens listados ou, pelo menos, a maioria deles. 

Escolha por categoria

Quando vamos escolher um carro novo, geralmente temos um ou dois modelos em mente que são nossos preferidos: o sonho de consumo. Acontece que nem sempre esses modelos, que inicialmente desejamos, cabem no nosso orçamento ou satisfazem nossas necessidades mais urgentes. Nesse caso, vale a pena conferir outros modelos da mesma categoria. 


Com tantos modelos e opções no mercado, definir uma ou duas categorias preferidas vai adiantar em muito seu processo de decisão. Analise as características de cada categoria, selecione suas preferidas e explore vários modelos. 


Carro novo ou usado?

Se o carro novo costuma ser o sonho de consumo, alinhado com mais garantia de durabilidade; o carro seminovo ou usado, por sua vez, oferece uma alternativa mais barata para a aquisição de um novo veículo.


Aqui, portanto, sua análise deve envolver 3 fatores principais: seu orçamento disponível, o carro que deseja adquirir e as formas de pagamento disponíveis.


Para manter um padrão de consumo mais elevado, algumas pessoas tendem a optar pelo carro usado, a fim de viabilizar o seu “desejo de consumo”. Em contrapartida, no entanto, é preciso avaliar a ausência de cobertura da garantia de fábrica; o risco de mais problemas mecânicos e, por consequência, de um seguro mais caro; e a depreciação no custo de revenda futuro.

Avalie as formas de pagamento

Dentre as formas de pagamento comuns disponíveis para a compra de um novo veículo, estão:


  • Compra à vista (sem dúvidas, a mais econômica e vantajosa, quando possível);

  • Financiamento, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Consórcio solicitados ao banco do comprador.


Avalie cada uma das possibilidades, conforme suas condições de negociação, e faça um comparativo entre elas para identificar a melhor opção para você.


Para ter acesso às vantagens do Consórcio Saga, clique aqui e solicite mais informações.


Evite comprar na hora ou tomar decisões sob pressão

Mesmo que você já tenha feito o test drive e gostado do carro, evite comprar na hora ou sob pressão dos vendedores, amigos ou familiares. Quanto mais tempo você puder levar para tomar sua decisão livre de influências externas, menos chances de se arrepender depois. 


Por isso, siga todos os processos e etapas recomendados – escolha uma concessionária de confiança e separe um tempo para decidir com calma, colocando todos os valores no papel e ponderando vantagens e desvantagens. E, claro, não deixe de realizar um test drive com o veículo.

Por que escolher um modelo da Nissan?

Seguindo todos os critérios já citados, uma recomendação para quem busca excelente custo-benefício na compra e manutenção do veículo é escolher os modelos da Nissan. 


A montadora japonesa, além de garantir tecnologia e segurança de ponta, utiliza uma estratégia de mercado que oferece modelos avançados a preço de entrada. Diga-se de passagem: a marca também é conhecida por oferecer um dos menores custos de manutenção do Brasil.


Segurança, economia e um design de respeito: você encontrará essas e outras vantagens em adquirir o seu Nissan. 


Para saber mais sobre o porquê de os modelos da Nissan serem uma boa opção no momento de  escolher um carro novo, confira o artigo abaixo: 

DIFERENCIAIS NISSAN PARA A COMPRA DO SEU CARRO 


Em nosso site você pode conferir também, com detalhes, os últimos modelos da Nissan. CLIQUE AQUI para explorar mais. 


Leia também:

7 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA TROCAR DE CARRO

A MANUTENÇÃO DA NISSAN É CARA?