Quem pensa que a tradição da Nissan em picapes começou com a Nissan Frontier, que há décadas faz sucesso no mundo, se engana. O histórico de tradição da marca remonta há nove décadas atrás.

Isso mesmo: foi a partir de 1934 que a Nissan começou a se apresentar como vanguardista em picapes. Nessa época, a Nissan não passava então de uma jovem empresa japonesa de automóveis que iniciava a produção e a venda de sua primeira pick-up, que era comercializada sob uma das marcas do grupo, a Datsun. 

De cabine simples, a 13T Truck era equipada com motor de 15 cv a 3.600 rpm, transmissão manual 3 velocidades e tinha 530 quilos de capacidade de carga.

Já na década de 1950, a Nissan criou seu primeiro modelo já seguindo as características de vanguarda das pick-ups compactas, a Datsun Truck 120. 

Trazia um motor de 860 cm3 de cilindrada e suspensão independente no eixo dianteiro (barra de torção), melhorando o desempenho e o conforto. Uma versão alongada também foi lançada logo depois.

Os primeiros carros e pick-ups Datsun chegaram a mercados da América Latina, como Peru e Chile, a partir de 1935. Em 1972, a Nissan começou a produzir Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México. O modelo era exportado para alguns países da região e teve grande aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a pick-up Datsun 620.

A terceira geração de pick-ups produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a oferecer tração nas quatro rodas. Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aumentar significativamente o número de pick-ups nas vias da região, que foram de 2.000 a 72.000 unidades por ano, especialmente na Nicarágua, em El Salvador e em Honduras, os principais mercados.

Nos anos 1990, a 720 foi sucedida pela família da D21, que era vendida na região com diferentes nomes: Terrano, no Chile, e Frontier nos demais países da região. Esses modelos trouxeram novo nível de conveniência e inovação nos produtos oferecidos na região.

A experiência acumulada pela marca nos mais de 80 anos de produção de utilitários reflete-se na linha da Nissan Frontier, um nome consolidado nos 20 anos de história da marca japonesa no mercado brasileiro.

Gostou de saber do histórico da Nissan em picapes, que é muito anterior ao retumbante sucesso da Nissan Frontier? Maravilha! Então agora é hora de dar um pulinho na Saga Nissan e conhecer de pertinho, com um test drive, a Nissan Frontier. Visite-nos hoje mesmo.