A Nissan é uma das marcas preferidas dos consumidores no mercado de automóveis da América Latina. A empresa possui excelente qualidade de montagem e disponibiliza modelos que se equiparam aos das maiores montadoras japonesas. 


No Brasil, os carros da Nissan estão entre os mais comprados. O modelo Nissan Kicks, por exemplo, ficou entre os 15 carros mais vendidos de 2019 com 56.067 unidades comercializadas


Com modelos que vão do sedan à picape — Nissan Leaf, Nissan Versa, Nissan Sentra, Nissan March, Nissan Kicks e Nissan Frontier, a marca demonstra versatilidade ao oferecer design e conforto para todos os gostos. 


Para responder à pergunta que intitula este artigo, mostraremos alguns atributos dos carros da Nissan que indicam por que ela é uma excelente marca do setor automotivo e uma escolha acertada para quem quer comprar automóvel em 2020. Conheça agora um pouco mais sobre a sua história e os seus diferenciais!

História da Nissan

As montadoras japonesas são sinônimo de inovação e qualidade. Com uma imagem consolidada no mercado, as marcas asiáticas lideram a implementação de novas tecnologias  no mercado de automóveis. 


Inserida nesse contexto, a Nissan é uma montadora japonesa que surgiu em 1933, na cidade de Yokohama. Com a Segunda Guerra Mundial, a marca passou a se dedicar integralmente à produção de caminhões e veículos militares, o que lhe rendeu o bloqueio de suas operações pelas forças aliadas (França, Inglaterra, EUA e URSS) ao final da  guerra, em 1945.


Uma década depois, a Nissan reassume o controle de suas atividades e estrutura um plano de expansão. Hoje, a montadora possui fábricas e linhas de montagem em mais de 15 países, nas Américas, África, Ásia e Europa.


Em 2014, a Nissan inaugurou seu complexo industrial no Brasil, em Resende, no Rio de Janeiro, com a capacidade de produção de 200 mil carros por ano.

Diferenciais dos carros Nissan

Os carros Nissan possuem características marcantes em todos os seus modelos. Confira abaixo algumas de suas particularidades que os tornam mais vantajosos para o consumidor quando comparados às demais marcas. 

Preço

Os carros da Nissan têm um excelente custo-benefício no mercado. Em geral, um carro de ponta da montadora tem valor semelhante ao preço de um carro de entrada (carro popular) de outras marcas. 


Isso porque a Nissan compartilha suas linhas de produção com a Renault e a Mercedes-Benz, barateando os custos de montagem. Tal estratégia permite que os seus veículos entrem no mercado com preços mais baratos em relação aos concorrentes, sem que isso prejudique seu retorno de investimento. 

Conforto  

O conforto é uma das características mais fortes dos modelos Nissan. Esse traço pode ser observado inclusive em modelos que, à primeira vista, não parecem chamar a atenção pelo quesito. A Nissan Frontier, por exemplo, é uma picape robusta que, no entanto, possui fácil dirigibilidade, além de ser muito confortável. 

O padrão de conforto da Nissan se repete em todos os seus modelos. Os carros do tipo sedan e SUV também seguem o mesmo padrão de dirigibilidade. 

Design

Soluções simples que visam a comodidade do usuário. Quando o assunto é design inteligente, esse é o lema da Nissan. Todas as inovações de design da marca, nos seus mais variados modelos, tem como objetivo aperfeiçoar a experiência e a comodidade do proprietário com o veículo. 


Modelos, como o Nissan Kicks, são ótimos exemplos de design inteligente, no qual ajustes de suspensão e assistentes eletrônicos garantiram um conforto superior a qualquer outro compacto ao rodar.

Custos de manutenção

Apesar de cada modelo ter características próprias, em geral, todos os carros Nissan apresentam diretrizes semelhantes quanto aos custos de manutenção dos veículos guardadas as proporções.


O que vale ressaltar, nesse quesito, é que a Nissan possui programas específicos de pós-venda que oferecem diversas vantagens para a manutenção do veículo e revisão. O “Compromisso Nissan” oferece assistência 24 horas em todo o país, por 2 anos (Nissan Way Assistance). Outra vantagem do programa é a garantia de 3 anos após a compra, sem limite de quilometragem. 

A Nissan tem um dos custos mais baixos de revisão do mercado nacional até 60.000 Km. No site, a montadora disponibiliza os preços tabelados das revisões periódicas, que ocorrem em intervalos de 10.000 Km, incluindo modelos antigos que já saíram de linha. Os preços apresentados já incluem mão de obra e podem ser divididos em até 3x. Além disso, os itens que serão trocados e os itens inspecionados são previamente exibidos para que o cliente esteja ciente dos detalhes. 

Combustível

Segundo classificação do PBE veicular de 2019, programa de etiquetagem do Inmetro que mede a eficiência energético de veículos leves, a Nissan é uma marca que não consome muito combustível


A maioria dos veículos apresenta um consumo abaixo da média de acordo com o comparativo do Inmetro, ou seja, rendem mais com menos combustível. A classificação vai de “A” (mais econômico) a “E” (menos econômico). No relatório de 2019, 75% dos modelos Nissan listados receberam a Classificação “B” na comparação absoluta geral de eficiência energética, sendo que apenas cinco versões receberam classificações inferiores. 

Um dos destaques é o Nissan March. Em suas versões 1.0 conforto, 1.0 S e 1.0 SV, o  modelo apresenta o selo CONPET de eficiência energética veicular. Fazendo 15 Km por litro de gasolina na estrada e 12,9 Km na cidade. Em termos de menor consumo energético total dos carros Nissan, o modelo March só perde para o Nissan Versa que consegue rodar 15,3 Km na estrada por litro de gasolina.

Revenda

Em 2019, dois modelos da Nissan receberam, em suas categorias, o Selo Maior Valor de Revenda — estudo do comportamento dos preços dos carros no mercado brasileiro organizado pela Autoinforme.


O Nissan Kicks ficou entre os três carros menos desvalorizados na categoria SUV de entrada, sendo avaliado com apenas 10,4% de depreciação após um ano de uso


Na categoria sedã médio, o Nissan Sentra também recebeu prêmio como maior valor de revenda após apresentar um índice de depreciação de 12,2% após um ano de uso. 


Alguns modelos da Nissan desvalorizam mais que outros, mas de maneira geral, é possível encontrar modelos da marca que estão entre os menos desvalorizados do mercado nacional, facilitando uma boa negociação na hora da revenda. 

Avaliação dos consumidores

Considerando as opiniões do consumidor, o site autopapo realizou um levantamento com as melhores e piores marcas de carros de acordo com avaliações no Reclame Aqui. A Nissan aparece como uma das melhores marcas de carro, com um índice de 85,2% de reclamações resolvidas


No site de opinião especializado em automóveis Icarros, os modelos Nissan tem pontuação média de 8,9 (sendo 10 a nota máxima). Nos comentários dos clientes, alguns deles são: 


“Excelente custo benefício com conforto e ótima dirigibilidade”, sobre o Nissan March.

 “Compre, sem medo de ser feliz! Na estrada faço 15km com um litro. Na cidade, 12km”, sobre o Nissan Kicks. 


Esses depoimentos comprovam a satisfação dos clientes com os modelos da marca japonesa. 


Qual carro da Nissan é para você? Caso ainda esteja na dúvida, CLIQUE AQUI e conheça os principais modelos e versões disponíveis pela marca.


Custo-benefício, design e conforto. Esses são os principais aspectos que fazem da Nissan uma das melhores marcas para carros no Brasil. Realize esse investimento e, certamente, não se arrependerá.



Leia também

QUEM É A NISSAN NO BRASIL E NO MUNDO?


NISSAN FRONTIER É ELEITA A MELHOR PICAPE NA PREMIAÇÃO CAR AWARDS 

BRASIL 2020


5 MOTIVOS PARA VOCÊ COMPRAR O NISSAN MARCH