Em uma celebração notável dos 20 anos do Nissan Design Europe (NDE), a Nissan lançou um desafio intrigante à sua equipe de design: criar um carro que representasse a visão sem limites da equipe. 

E assim nasceu o 20-23, um conceito ousado que une a elegância de um hatchback compacto com a inovação dos carros elétricos, tudo com um toque exclusivo de estilo inspirado nas corridas online.

A inspiração e a história por trás do 20-23

O nome do conceito, 20-23, é uma homenagem direta aos 20 anos do estúdio de design em Londres e à formação do nome da fabricante quando pronunciado em japonês. Segundo Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan, a equipe tinha o objetivo claro de criar um carro que eles próprios adorariam ter nas ruas de Londres, sem restrições ou limites criativos.

O 20-23 Concept é um hatch de três portas, elétrico e compacto, que mergulha profundamente na estética das corridas online. Inspirado pelo mundo dinâmico e aerodinâmico da Fórmula E, o conceito destaca-se por suas linhas arredondadas e fluídas, projetadas para otimizar a eficiência aerodinâmica.

Design revolucionário e aerodinâmica

As características visuais do 20-23 são verdadeiramente inovadoras. Desde as saias laterais que direcionam o vento para trás até a frente suavemente esculpida com faróis de LED em círculo discreto, cada elemento é uma declaração de design. 

A traseira apresenta lanternas que replicam os faróis em círculos, complementadas por uma asa aerodinâmica no topo da tampa traseira e difusores de ar imponentes na parte inferior do para-choque.

Interior futurista e funcional

Dentro do 20-23, a equipe do NDE transportou a visão de um carro de corrida do futuro. O volante retangular, os comandos centrais, as barras de ferro substituindo o console central e as portas que se abrem como tesouras contribuem para um interior que mescla inovação e funcionalidade.

Embora a Nissan tenha deixado claro que o 20-23 é uma exibição conceitual e improvável de entrar em produção, ele serve como um vislumbre do potencial futuro da marca. 

Com a aliança entre Nissan e Renault, especialmente com o próximo lançamento do Renault 5, a ideia de um hatch elétrico não está apenas no horizonte, mas também pode estar mais próxima do que imaginamos.

O futuro da Nissan na interseção de estilo e sustentabilidade

O Nissan 20-23 representa a habilidade da marca de desafiar normas e explorar novas fronteiras do design automotivo. Mesclando elementos de corrida, tecnologia elétrica e estilo inovador, este conceito captura a imaginação e aponta para um futuro emocionante para a Nissan. 


Embora o 20-23 possa permanecer como uma visão audaciosa, ele certamente deixa uma marca duradoura na paisagem do design automotivo. Fique atento às últimas novidades da Nissan, pois a próxima geração de inovação pode estar mais próxima do que imaginamos.