Pneus em condições ruins ou “carecas” são considerados infração grave, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira do condutor, o veículo ainda pode ser retido.

A questão financeira e o aborrecimento são de longe o menor dos problemas que se pode ter com pneus em tais condições. A falta de aderência ao solo faz com que a sua segurança e de seus familiares fique extremamente comprometida. Falta de estabilidade, aumento do tempo de resposta em uma frenagem, risco de aquaplanagem e colisões se tornam iminentes.

Se já está na hora de trocar os pneus, mas não sabe qual o modelo certo para o seu veículo, fique de olho nessas dicas e escolha o seu no site da Saga Pneus.

Como escolher o pneu correto?

“Simples, só olhar os pneus que estão no carro e comprar os mesmos”. Realmente funciona, mas imagina que aquele modelo não exista mais ou você queira economizar alguns trocados optando por outra marca (sem prejudicar a qualidade). Como encontrar um produto similar?

Entender a sopa de letrinhas e números inscritas na lateral pneu é a melhor forma. À primeira vista, é um pouco confusa, mas na realidade é algo simples. Basicamente, ela descreve as características do pneu.


O que significam as letras do pneu?

Para explicar melhor, vamos supor que na lateral do pneu do seu carro esteja escrito 185/60R15 84 h. Os primeiros três números descrevem, em milímetros, a largura. O segundo número é referente a altura em percentual. No caso, 60% da largura.

A letra R significa radial, o tipo de construção do pneu.  Seguindo essa letra vem a medida interna do pneu em polegadas. Indica o aro para o qual o pneu foi feito. No nosso exemplo, para uma roda aro 15 (r15).

Os números finais são referentes a capacidade de carga, que varia de 70 a 120 em uma tabela para carros de passeio. A última letra, também referente à uma tabela, demonstra a velocidade máxima suportada pelo pneu. No nosso exemplo, 84h, significa que cada pneu suporta 500kg e uma velocidade segura de até 210km/h.

Posso colocar um pneu menor no meu carro?

É possível deixar a direção um pouco mais ou menos esportiva, fazer com que o filtre mais ou menos as imperfeições da pista colocando pneus de medidas diferentes.

Se você procura essas mudanças saiba que isso pode afetar duração das rodas, pneus, suspensão e outros componentes do veículo. Na dúvida, siga as orientações sugeridas pela montadora.

Já conhece a Saga Pneus? É a nossa loja on-line com os melhores preços do mercado! É tudo muito fácil: compre em nosso site, escolha a SAGA mais próxima de você para a instalação ou retirada e agende o melhor horário!

CLIQUE AQUI e experimente essa novidade.