O consórcio de carro é uma opção bastante popular para quem deseja adquirir um veículo, mas não tem o valor para comprar à vista. 


Por ser uma modalidade repleta de variáveis, taxas, cotas e outras particularidades, vamos explicar os preceitos básicos do consórcio, dando direcionamentos de como escolher a melhor opção para você. Confira. 

Como funciona um consórcio de carro?

Dentre os sonhos de consumo mais recorrentes entre os brasileiros, o do carro própio certamente ocupa lugar de destaque. A praticidade e conforto de ter um carro na garagem, pronto para ser utilizado de acordo com as suas necessidades, é um interesse de muitos. 


No entanto, comprar um carro não é um investimento barato – o preço médio dos carros populares mais vendidos no Brasil varia de 30 a 40 mil reais. É aí que entram opções alternativas de compra, como o consórcio.

O que é?

O consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que desejam adquirir um bem (um carro, nesse caso) e, por isso, se juntam para criar uma poupança com valor pré-determinado para obtê-lo. 


Todos os participantes do grupo pagam prestações mensais que, quando somadas, permitem a compra do bem desejado, que é então distribuído por sorteio: ou seja, todo mês um carro é sorteado entre os participantes do consórcio.

Como ser contemplado?

Num consórcio é possível ser contemplado (receber o carro desejado) de três maneiras diferentes:


  • Por sorteio – depende do acaso e da sorte. Você pode ser sorteado no primeiro mês de consórcio, como nos últimos.


  • Através do lance – o lance é uma antecipação de parcelas mensais que funciona como uma espécie de leilão interno, no qual são contempladas as pessoas com os maiores lances (valores).


  • No final das parcelas – caso você não seja sorteado ao longos dos meses de contribuição, nem tenha sido contemplado por lance, ao final das parcelas acordadas receberá a carta de crédito (título financeiro) para adquirir seu carro. 

Taxas de um consórcio

As cotas mensais de um consórcio são livres de juros, no entanto existem taxas adicionais importantíssimas na hora de escolher a opção mais vantajosa financeiramente. 


Em suma, estão incluídos na parcela mensal de pagamento de um consórcio: fundo comum + taxa de administração + fundo de reserva + seguro de vida.

Fundo comum

O fundo comum é o valor destinado para a aquisição do bem – o preço do carro que você deseja adquirir. Esse valor será dividido de acordo com a quantidade de parcelas mensais acertadas com a administradora. 

Administradora e taxa de administração

A gestão do dinheiro dos consorciados, as operações de compra dos carros, sorteios, lances e cartas de crédito são realizadas por um intermediário neutro: a administradora. 


Para realizar essas operações, as administradoras cobram uma taxa de administração que custa em média de 14% a 20% do valor total pago. A taxa, portanto, varia de acordo com a administradora escolhida. 


Sabendo disso, o ponto mais crítico para escolher o consórcio mais vantajoso para você é, certamente, pesquisar e descobrir as melhores opções de administradores, isto é, as que oferecem menores taxas de administração


Além disso, algumas administradores podem ainda cobrar taxas adicionais às citadas (fundo comum + taxa de administração + fundo de reserva + seguro de vida). Por isso é tão importante pesquisar em detalhes antes de escolher sua administradora. 

Fundo de reserva

O fundo de reserva é uma taxa extra cobrado pelas administradoras como medida de segurança. O valor desse fundo é destinado a cobrir possíveis perdas e danos causados por inadimplência de consorciados. 

Seguro de vida

Embora o valor do seguro de vida muitas vezes seja incluso nas parcelas do consórcio, vale ressaltar que você não possui obrigação de fazer um seguro de vida nesses casos. Logo, também não precisa contratar o seguro de vida oferecido pela sua administradora. Uma opção é pesquisar no mercado outro seguro mais vantajoso, com melhores preços e condições. 


--------------------------------------


Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender, de maneira resumida, como funciona um consórcio de carro e os cuidados que você deve ter na hora de escolher seu consórcio e administradora. 


Se você pensa em comprar um modelo da Nissan por meio de consórcio, clique aqui e confira as possibilidades oferecidas pela Saga Nissan. 



Leia também: 

COMO ESCOLHER UM CARRO NOVO?

CARRO NOVO, SEMINOVO OU USADO: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM

DIFERENCIAIS NISSAN PARA A COMPRA DO SEU CARRO